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Direção hidráulica: entenda como funciona e conheça os componentes deste sistema

Sem dúvida, durante muito tempo a direção hidráulica foi considerada um produto de luxo para muitas pessoas.

No entanto, atualmente é um artigo essencial para diversos veículos, sejam eles mais leves ou pesados.

Por isso, hoje queremos falar sobre este sistema e explicar como ele funciona.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira a seguir!

Diferenças entre os sistemas

Inegavelmente, a principal diferença entre as direções hidráulica e elétrica é o recurso que elas usam para tornar a direção mais leve.

Primeiramente, na hidráulica o volante conta com a bomba que circula óleo dentro da caixa de direção.

Todavia, na elétrica a característica é assegurada por um motor elétrico também na caixa de direção.

Do mesmo modo, existem diferenças entre as principais vantagens entre os dois sistemas.

Por exemplo, a direção elétrica é caracterizada por um melhor gerenciamento da energia do carro, por exigir menos do motor e por não precisar de tantas manutenções.

No entanto, a direção hidráulica é mais completa. Aliás, o sistema promove maior controle e comunicação do condutor com o veículo.

Assim, oferece melhor feedback do peso do carro e da tração do pneu.

Além disso, enquanto a hidráulica conta com mangueiras, polias e correias, a elétrica não necessita de acessórios mecânicos.

Por fim, outra grande diferença é em relação as tradicionais trocas de óleo. Na direção hidráulica o produto deve ser trocado em média a cada 50 mil km.

Mas na direção elétrica esta necessidade não aparece, pois não existe óleo neste tipo de sistema.

Como funciona a direção hidráulica?

Conforme já citamos, a direção hidráulica ajuda a deixar o ato de dirigir mais confortável e com maior controle, reduzindo os esforços do motorista.

Portanto, além da bomba, a direção hidráulica conta ainda com reservatório de óleo, tubulações de alta e baixa pressão, pinhão e cremalheira.

Mas para que tudo funcione perfeitamente é preciso que o conjunto inteiro esteja em bom estado.

O funcionamento da direção hidráulica oferece comando de todo o conjunto de peças sem esforço durante as manobras.

Ou seja, quando alguma manobra é feita os mecanismos do sistema hidráulico entram em ação e possibilitam que o volante seja movimentado com mais facilidade.

direção hidráulica

Dessa forma, quando este tipo de movimento é realizado, o pinhão também é girado.

Assim, a cremalheira orienta as rodas para o lado comandado pelo motorista.

Mas para que você entenda melhor, existem algumas etapas no funcionamento da direção hidráulica. Confira:

1 – O motorista gira o volante.

2 – O volante gira a barra de torção.

3 – O pinhão, que integra a barra de torção, gira sozinho sobre a cremalheira.

4 – O pinhão realiza o movimento da cremalheira para o lado contrário ao que o volante foi girado.

5 – A cremalheira aciona as peças menores que estão conectadas a ela e permite que as rodas girem conforme o movimento feito pelo motorista ao volante.

Manutenção da direção hidráulica

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sistema, chegou o momento de entender como funciona sua manutenção.

Mas antes queremos falar sobre os principais problemas apresentados por este sistema. Entre eles podemos destacar:

  • Componentes muito frouxos ou rígidos demais;
  • Correia frouxa ou com mau contato;
  • Mangueiras fora de ordem;
  • Pneus desgastados;
  • Reservatório com baixo nível;
  • Correia ressecada ou com óleo;
  • Pressão diferente nos pneus e rodas desalinhadas.

De acordo com especialistas no assunto, para evitar problemas é essencial que os motoristas saibam identificar alguns sinais que possam indicar defeitos na direção hidráulica.

Sem dúvida, o principal deles é sobre o nível adequado do fluido. Desse modo, se a quantidade de fluido estiver muito baixa, é recomendado levar o veículo para uma análise.

Da mesma forma, o ideal é que a cada 50 mil km seja realizado um check up completo para verificar como está o sistema e todos os seus componentes.

Além disso, existem algumas atitudes que devem ser evitadas em veículos com direção hidráulica.

Primeiramente, é preciso evitar girar o volante até os limites quando for estacionar ou durante as manobras. Pois esta ação pode causar um esforço excessivo da bomba hidráulica e isso pode gerar os temíveis vazamentos.

Do mesmo modo, é fundamental evitar deixar o veículo estercado. Ou seja, com as rodas viradas.

Aliás, esta atitude pode comprometer a vida útil dos componentes do sistema.

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